A BAOBÁCINE AGRADECE!




“Se quer ir rápido, vá sozinho.
Se quer ir longe, vá em grupo”.

Provérbio africano.


Parte da equipe da Baobácine no Cinema São Luiz | Foto: Caue Rocha

Estamos todas muito felizes com a realização da Baobácine – Mostra de Filmes Africanos do Recife, na última semana (de 23 a 26 de maio de 2018), no Cinema São Luiz. Semana marcada nacionalmente por uma manobra política que quase parou o Brasil sem quase combustível, mas que não conseguiu impedir nosso povo negro de chegar ao cinema. 

Fora a parceria que dá origem à mostra, entre o Fazendo Milagres Cineclube (Olinda – PE) e FICINE – Fórum Itinerante de Cinema Negro (Rio de Janeiro – RJ), esse espaço de encontro e fruição de ideias a partir do cinema africano mais autoral só foi possível através dos esforços de uma rede de agentes que topou projetar essa ideia descolonizante junto conosco. Foram estes: equipe do espaço Pasárgada, em especial Carol Aguiar e Marília Mendes; equipe do cinema São Luiz, com Gustavo Coimbra, Geraldo Pinho, Arthur Abdon, João Bosco, Miguel Tavares, Arthur Frederik, Eliane Muniz e Taís Alves. 

Agradecemos às nossas convidadas que fizeram a roda de conversa histórica que tivemos no dia 26, sábado, último dia da mostra: Stela Zimmerman, Iris Regina, Éthel Oliveira, Cíntia Lima e mais a diva dos palcos e telas pernambucanas, Conceição Camarotti. Nossa gratidão a todxs xs participantes da Feira Quilombar, que encheu de beleza o primeiro andar do São Luiz durante a Baobácine com roupas, joias, turbantes e demais adereços afro. 

Obrigada à música e boa energia do “Fankani - grupo de estudos de ritmos africanos que se apresentou no hall do cinema também no sábado. Somos gratas ao apoio absolutamente necessário da Cinemateca da Maison de France, Instituto Francês e Consulado Geral da França em Recife, na disponibilização dos filmes. 

Ao incentivo do Funcultura através do edital do audiovisual, nossos sinceros agradecimentos, além das amigas do Coletivo Cabelaço de Mulheres Negras, aos amigos, amigas e familiares que nos fortalecem nessa busca e conexão. 

A Equipe da Baobácine é formada por Ludimilla Carvalho, Raquel Santana, Natália Lopes, Janaína Oliveira, Cauê Rocha, Bia Rodrigues, Zilda Borges, Terral Coletivo de Comunicação Popular, nas pessoas de Mariana Reis, Débora Britto, Catarina de Angola e Méle Dornelas, Monyse Rayenna. 

Vamos juntas. Viva a Baobácine!


Equipe Baobácine

Comentários