Filmes


 6, 7 e 8 de dezembro de 2021 | Cineteatro do Parque

18 de dezembro | Teatro Rui Limeira Rosal - Sesc Caruaru


Câmera da África

Direção: Férid Boughedir

(Tunísia, 1983, 90 min)


 



Sinopse: Setenta anos após a invenção do cinema, e mais de meio século de cinema colonial no qual a África é usada como cenário exótico e seus habitantes retratados sem humanidade e dignidade, os africanos de países recentemente tornados independentes, finalmente assumem o controle das câmeras. Enfrentando obstáculos praticamente intransponíveis, como a falta de equipamento e infraestrutura, aproveitando qualquer apoio dentro e fora de África, eles se esforçam para transmitir as diversas realidades do continente, vistas através de seus próprios olhos. Realizado ao longo de dez anos, Câmera da África retrata os primeiros 20 anos de atividade de criativos realizadores da África Subsaariana, documentando uma sede de expressão que permanece até hoje.

Ficha técnica: direção / direção de fotografia - Sekou Ouédraogo e Charly Meunier / Montagem - Andrée Davanture e Juliana Sanchez

Karingana - Os Mortos Não Contam estórias

Direção: Inadelso Cossa
(Moçambique, 2020, 10min)



Sinopse: Após 30 anos no exílio de morte e esquecimento, Nkomba Yengo retorna à sua aldeia natal para ouvir as histórias fantásticas do velho Yamba, mas o encontra surdo e mudo, e uma aldeia com amnésia e traumatizada pela Guerra Civil. Ele percebe então, que não há mais ninguém para lhe contar estórias, exceto o cinema.

Ficha técnica: Direção, direção de fotografia e montagem - Inadelso Cossa


Conversando sobre árvores

Direção: Suhaib Gasmelbari
(Sudão, 2019, 93min)



Sinopse: Ibrahim, Suleiman, Manar e Eltayeb são amigos há mais de quarenta e cinco anos. Eles deixaram seu país de origem nas décadas de 1960 e 1970 para estudar cinema no exterior e quando retornaram fundaram o Sudanese Film Group em 1989. Após anos de afastamento e exílio, eles se reúnem e esperam finalmente realizar seu antigo sonho: trazer o cinema de volta ao Sudão.


Ficha técnica: direção e direção de fotografia - Suhaib Gasmelbari / Montagem - Gladys Joujou e Nelly Quettier


Jamal

Direção: Ibrahim Shaddad
(Sudão, 1981, 14min)




Sinopse: O curta-metragem Jamal, de Ibrahim Shaddad, membro fundador do Sudanese Film Group, é o retrato da vida de um camelo, a maior parte dela, passada em uma pequena e monótona sala - um moinho de gergelim.


Ficha técnica: direção - Ibrahim Shaddad / direção de fotografia - Elhadi Ahmed Ibrahim e  Salah Eddeen Awad / Montagem - Abdel Gadir Daoud




O livro de Jasmine


Direção: Melanie Grant

(Barbados, 2017, 15 min)





Sinopse: Jasmine é uma jovem Batista que deve escolher entre sua fé e sua sexualidade. Ao passar pelo ritual de luto na busca de orientação para suprimir seus desejos pela mulher que ama, ela é levada a uma jornada espiritual na qual encontra a resposta que estava procurando.

Ficha técnica: direção, direção de fotografia e montagem - Melanie Grant


Tajouj

Direção: Gadalla Gubara
(Sudão, 1977, 90 min)



Sinopse: O filme se passa há cem anos no leste do Sudão, em um local de total isolamento. Tajouj é a bela prima de um jovem tribal que a ama profundamente. Ele declara publicamente seu amor por ela em uma canção. As tradições da tribo denunciam tal ato e, consequentemente, seu tio recusa a proposta de casamento. Mas depois que o jovem sai e declara seu arrependimento, o casamento é finalmente autorizado. Nesse ínterim, no entanto, outro homem se interessa por Tajouj, o que leva o jovem ao ciúme. Prepara-se o cenário para uma série de transgressões que irão culminar em tragédia, e levar o jovem ao exílio como um bardo errante dos desertos.



Sega

Direção: Idil Ibrahim
(Etiópia/EUA, 2018, 26min)



Sinopse: Quando seus esforços para chegar à Europa se revelam infrutíferos, Sega é forçado a voltar para Dakar, onde agora deve confrontar sua família e amigos e lidar também com sua decepção. 


Ficha técnica: direção - Idil Ibrahim / direção de fotografia - Dylan Verrechia / Montagem - Ray Muhammad



Você vai morrer aos 20


Direção: Amjad Abu Alala

(Sudão, 2019, 105m)




Sinopse: Sudão, província de Aljazira, dias atuais. Logo após o nascimento de Muzamil, o líder religioso da vila prevê que ele morrerá aos 20 anos. O pai da criança não suporta o peso dessa maldição e foge. Sakina então cria seu filho sozinha, incubando-o com todas as suas atenções. Um dia, Muzamil completa 19 anos…

Ficha técnica: direção - Amjad Abu Alala / direção de fotografia - Sébastien Goepfert / 

Montagem - Heba Othman



Contrafeitiço


Direção: Madeleine Hunt-Erlich

(EUA, 2019, 12 min)




Sinopse: O filme explora a história da United Order of Tents, uma organização clandestina de mulheres negras surgida nos anos 1840, durante o apogeu do Underground Railroad (rede de rotas clandestinas e abrigos secretos existente nos Estados Unidos durante o século XIX, usada para a fuga de escravos afro-americanos para os estados do Norte ou para o Canadá). Por respeito ao sigilo permanente do grupo, o filme estrutura-se em torno de excertos do domínio público, artigos de jornal relacionados com a Tents ao longo de 100 anos, e uma trama visual de fábula e mito como forma de apresentar uma história que permanece secreta.


Ficha técnica: direção - Madeleine Hunt-Erlich / direção de fotografia - Jon Sesrie Goff



Impedimento em Cartum


Direção: Marwa Zein

(Sudão, 2019, 75 min)




Sinopse: Algumas jovens de Cartum, capital do Sudão, estão determinadas a jogar futebol profissionalmente. Para isso, elas desafiam a proibição imposta pelo governo militar islâmico do país. O caminho para serem oficialmente reconhecidas como a equipe nacional feminina do Sudão é repleto de determinação, coragem e, muitas vezes, de algum humor. Por meio do retrato dessas mulheres ao longo de vários anos, acompanhamos seus momentos de confiança e de decepção. No entanto, um fio de esperança surge nessa jornada quando novas eleições dentro da federação de futebol podem significar uma verdadeira mudança em todo o sistema.


Ficha técnica: direção e direção de fotografia - Marwa Zein / Montagem - Mohamed Emad Rizq



Uma escavação de nós


Direção: Shirley Bruno

(Haiti, 2017, 12 min)




Sinopse: As sombras do exército de Napoleão caem sobre um barco que percorre a misteriosa caverna com o nome de sua lenda Marie Jeanne, uma mulher que lutou na Revolução Haitiana. É esta batalha dentro de sua caverna que se tornará a revolução escrava mais bem sucedida da história. 


Ficha técnica: direção - Shirley Bruno / direção de fotografia - Shirley Bruno e Alexandru Petru Badelita


Pattaki


Direção: Everlane Moraes

(Cuba, 2018, 21 min)




Sinopse: As águas regem e nutrem a vida. À luz da lua cheia, a maré sobe, invade a cidade, inunda os seres que a habitam. Um filme-oferenda para Iemanjá.


Ficha técnica: direção - Everlane Moraes / direção de fotografia - Flávio Rebouças / Montagem - Keyli J. Estrada



Mãe estou sufocando. Este é meu último filme sobre você

Direção: Lemohang Jeremiah Mosese

(Lesoto, 2019, 76min)




Sinopse: Uma mulher atravessa as paisagens e multidões de um país sem nome, carregando uma pesada cruz nas costas. Nas imagens, a voz distante de uma criança chama a sua mãe, acusando-a, rejeitando-a. Neste primeiro longa-metragem experimental, Lemohang Jeremiah Mosese mistura o pessoal e o político. Ele contempla de longe o lugar de onde vem - Lesoto, na África do Sul - que trocou por Berlim. A mãe do filme se revela como a pátria, contra a qual ele se revolta. Seu discurso incomum e perturbador revela impaciência e frustração diante de uma sociedade vergada sob o peso da história, da religião e dos especuladores. As poderosas evocações visuais com seu ritmo lento dão substância às palavras com uma violência dura que, no entanto, é inseparável de um apego profundo.


Ficha técnica: direção, direção de fotografia - Lemohang Jeremiah Mosese / Montagem - Mashabushabu Mosese, Arata Mori


Comentários

  1. Essa mostra de filmes africanos é uma oportunidade para entrarmos num mundo que não conhecemos ou conhecemos muito superficialmente! ML

    ResponderExcluir

Postar um comentário